Sobre mim
Olá! Bem-vindo ao meu espaço na internet. Meu nome é Luís Otávio e atualmente estudo Informática para a Internet no IFES-ST. Lá tive meu primeiro contato com lógica de programação e banco de dados, mas minha história com tecnologia começou bem antes.
Em 2021 ganhei meu primeiro computador. Antes eu usava um notebook de 2008 (que basicamente tinha minha idade). Comecei a me interessar por fazer o computador obedecer minhas ideias, não só com teclado e mouse, mas sim automatizando coisas. Tentei criar bots pro Discord sem saber programar e, obviamente, deu errado. Aí resolvi fazer o curso de JavaScript do Curso em Vídeo, que até hoje é o único curso de programação que fiz.
Quase tudo que sei hoje foi self-taught: HTML e CSS aprendi junto com JS, depois veio Typescript, React, Tailwind, SolidJS, Arduino, KiCad, e mais recentemente Rust, que comecei a estudar no Advent of Code 2024. Agora, pra fazer esse site, estou aprendendo Svelte e tentando escrever melhor pra explicar minhas ideias.
Em 2022 entrei no projeto de robótica da escola, focado na OBR. Trabalhei com Arduino e com o simulador sBotics. Na equipe Protótipo Alfa, não fomos muito bem presencialmente, mas no simulador eu fiz toda a programação e até uma extensão pro VS Code. No fim, fomos campeões nacionais na simulação nível 1. Também fiz a prova do IFES como treineiro e participei da ONEE, onde ganhei medalha de ouro.
Em 2023 fizemos um robô melhorado, mas tivemos problemas com as baterias durante a competição. Mesmo assim, ficamos entre os finalistas do nacional na simulação nível 2. Nesse ano fiz a prova do IFES pra valer, fiquei como suplente e fui chamado em janeiro — fiquei muito feliz.
Em 2024, já no IFES, criamos a Equipe Nautilus para fazer um robô para a OBR. Na feira de ciências fiz um site que resolve funções matemáticas. Também comecei um homelab com Proxmox num PC antigo (assunto pra postar no blog depois).
Agora em 2025 não deu tempo de finalizar o robô para a OBR, então estamos iniciando um projeto de robô voltado pra competições regionais, pensado pra ser fácil de montar e programar. Na feira de ciências desenvolvemos um piso gerador de energia e ganhamos como melhor projeto dos segundos anos. Ainda vou escrever sobre isso e liberar tudo como open source no blog.